Andamento criações 2013

20-03-2013 13:41

Boas a todos.

A época já vai avançada, não fosse as coisas terem corrido até bem demais em relação ao que estava a contar, e já teria a época quase terminada. Fiz uma primeira postura com aves mais velhas para tirar mais algumas crias delas pois ja são aves com alguma idade, apesar de bem estimadas e poupadas, mas como em tudo a renovação tem de se efectuar e como em tudo na vida, nada é eterno, e a minha ideia era fazer uma postura com essas aves, e outra com aves reprodutoras mas mais novas e entretanto depois do Nacional de V. F. Xira e do Mundial da Belgica, no final de Janeiro essas aves na maioria todas de 2011, ou seja que acabaram este ano o periodo de 2 anos em que podem participar nas Exposições, e sendo na maioria aves muito boas que conquistaram muitos premios a nivel Nacional e alguns a nivel Mundial e pontuações bem elevadas, depois de cedidas algumas (poucas... pois aves destas fazem falta, mas em alguns casos varios irmãos não podendo ficar com todas), que irão ser os futuros reprodutores do meu plantel e fazer essa renovação, neste ano bem grande, pois a quantidade e qualidade a isso já permite. Só que pela primeira vez e devido a ter corrido bem.... fiquei sem anilhas.... tive de efectuar este quarto pedido para solicitar mais algumas anilhas para estas aves, entretanto acasaladas mas a espera que as anilhas venham para fazer uma postura e fechar a época.

Em relação ao que já tirei, tenho algumas coisas muito boas, outras nem tanto como é normal nestas aves, mas no geral e tirando um ou outro azar e ou percalço, como já referi, tem corrido bastante bem. Este tem sido um ano mais que para tirar "produto final", mas mais para trabalhar e melhorar certas coisas, pois nestas aves é muito importante não "adormeçer", pois facilmente as coisas regridem, e na mesma base que tenho feito sempre, ano sim, ano não faço alternadamente aves como fim de linha e Exposição e no outro mais aves de trabalho, e tendo em conta isso estou satisfeito com a linha dos Face Laranja que ainda sendo reçente ja tem bons indicadores para continuar a cresçêr, os Palidos, Aquas, os Canelas foi uma das mutações em que as coisas não correram como o previsto, tive varios percalços com os casais de trabalho que não me permitiu fazer o que pretendia, tenho estado a recuperar os Lutinos, que negligenciei alguns anos e a mistura com os azares, me fez parar um pouco, tenho um outro trabalho em mãos mas este mais demorado e que conto daqui a dois anos ter resultados animadores e na altura falarei disso, os Opalinos é uma das linhas que tenho mais estável e devido tambem ao espaço tenho mantido o trabalho nos serviços minimos tirando practicamente o minimo para as Exposições, quando tiver as outras linhas mais estabilizadas e dentro daquilo que tenho nos Verdes, irei avançar na procura da excelência nesta linha, em que felizmente tenho tirado bons resultados a nivel Mundial já com 2 Medalhas nos Mundiais.

Conto daqui a dois meses e apenas em alguns casais fechar a época 2013 devido a falta das anilhas, nessa altura darei noticias do balanço final da época e prognosticos para a época das Exposições.

Cumprimentos, boas criações e saude a todos.

Luis Grencho