Mundial Tours 2011.

19-01-2011 14:58

Olá a todos.

É já amanhã que os meninos vão seguir para França, é um misto de orgulho, espectativa, ansiedade, mas tambem de receio por podêr sempre aconteçer alguma fatalidade ou azar a uma ave nossa, e como os que vão são os melhores ou os melhores que se conseguiram arranjar, custa sempre um pouco vê-los abalar, mas ficamos a espera que corra tudo bem e que daqui a uma semana e pouco estejam de volta sãos e salvos, se trouxerem alguma coisita........... era excelente, mas se vierem bem e de saude já é muito bom.

Escrevo estas palavras por cada vez mais poder afirmar e tambem por experiência própria que levar aves a Exposição não é tão facil, ou melhor por outras palavras, é muito dificil criar e mantêr uma ave um ano inteiro, para quando chega o dia "D", ela estar a 100% de saude, plumagem, patas, bico, etc, ou seja quase imaculada, e de certeza que todos nós já tivemos "aquela ave" que uns dias antes adoeçe, começa a mudar a pena, um frida de um briga, uma unha presa e arrancada/partida, é o fim, é um golpe duro e dificil de engolir e digerir, mas é aqui que se vê os campeões e os verdadeiros criadores, logo se recompõem e como se diz "depois da guerra, enterram-se os mortos e tratam-se dos vivos", a vida continua.

Deixando a parte lirica da coisa e voltando a guerra, eu inscrevi 7 aves para o Mundial 1 Equipe de Opalinos, 2 Opalinos Individual e 1 Lutino Individual, agora as desgraças, um dos Opalinos da Equipe partiu uma unha (-1), uma Opalina Individual para mim a maior esperança de podêr pensar em haver alguma gracita, já era, esta no ninho com 6 ovos, não me perguntem como, nunca esteve acasalada, estava numa gaiola de Exposição pequena, sozinha, com pouca Luz, e de um dia para o outro começou a ovular, tive de a colocar numa gaiola e desfez-se em ovos (-1), ora bem com menos duas aves e das melhores, é impossivel substituir por iguais porque infelizmente não tenho iguais, tenho um pouco inferiores e algumas com a muda ainda não 100%, alguns rabos ...., e uma ou duas com a muda a acabar na zona do peito, que é so nos Opalinos o sitio pior, como são de fundo (penugem branca) a falha de uma pena pareçe um semáforo, estou naquela tal fase um pouco em baixo e triste que só dá vontade de ficarem todos em casa, mas não vou abandonar o barco, provavelmente estão Hipotecadas quaisqueres veleidades de algum premio na Equipe e em individual, há uma..., mas novita que para mim ainda não chega para lá ir acima (e claro que tudo isto tendo em conta a concorrêncio que espero muito forte), paçiência, mas, mas........ e já quase me esquecia com tanta desgraça, no meio da desgraça, há sempre uma ponta de alegria, o meu Lutino que vai, é o numero P10-013, pois azar do azar, tem logo o numero do azar, mas é nele que eu ainda assim com tanta desgraça, consigo pensar em vêr a luz ao fundo do tunel, a alegria, a esperança...... a concorrência deve sêr forte, nesta classe há sempre muitas aves pois é na maior parte das vezes a mais concorrida, mas sim eu sou uma pessoa de convicções e eu acredito nele, ainda é novo, mas a qualidade está lá, é manso, grande, côr forte, olhar altivo, mascara soberba, sim ele acredita e eu estou com ele, daqui de longe, vou dar força e que corra pelo melhor, se não trouxer nada, que venha ele pelo menos que eu já fico mais que contente e orgulhoso na mesma, e isso eu quase que posso afirmar ainda antes, não terá uma classificação má quase de certeza, e meso que não seja o melhor lá.... é o meu melhor, e fazê-lo chegar até lá já em um feito, e quem dá aquilo que tem a mais não é obrigado.

Esperemos então por noticias daqui a uns dias, e aproveito tambem para desejar as melhores sortes do Mundo a todos os criadôres Portugueses que com campeões ou não lá vão estar a dignificar o nosso Pais e o seu trabalho próprio, pois só não perde quem não participa e não acredita que um dia, tambem a sorte nos baterá a nossa porta.

Até breve.

Luis Grencho