Mundial Hasselt Belgica

Aqui é o local aonde todos gostamos de tirar premios, é o topo da "carreira" de um criador de aves, mas as coisas teem estado complicadas no nosso Pais, o que por vezes nos impossibilita de participar nestes eventos da forma que gostava-mos, por vezes nem vamos, ou vamos de forma muito modesta, pois o dinheiro não chega para tudo!!!. Eu era para levar umas 3 a 4 aves, mas a F.O.P. teve uma atenção e esforço digno de registo, de permitir aos criadores que tivessem aves pontuadas no Nacional com 93 e 94 pontos, poderiam levar as mesmas ao Mundial que a Federação custeava a ida dessas aves, assim sendo aproveitei e inscrevi 9 aves, e assim paguei apenas 3 aves mais o catálogo, ainda é dinheiro mas foi uma grande ajuda!!!.

Chegada a data da partida das aves, tive alguns contratempos, uma ave DD, que são aves com uma plumagem muito dificil de manter em condições, ganhou no Nacional, mas ficou muito afectada na plumagem, enviei-a mas com a certeza que já não daria nada, prova destes factos é que no Mundial nesta Classe havia apenas 7/8 aves e apenas houve uma pontuada com premio. Tive uma Opalina Verde, ave com muito potencial que iniciou a muda e foi sem 2 guias nas asas, apesar de ter boa pontuação inviabilizou a hipotese de prémio, outra que envie ligeirmante inferior, tirou a Medalha de Bronze...... foi pena, mas faz parte do jogo, a sorte e o azar andam de mãos dadas nestas coisas. Depois a maior "baixa" de todas, e esta sem solução, não a pude enviar pois uma ave que nunca tinha sequer criado, sozinha na gaiola de Exposição começou a ovular, só dei por isso no dia de os enviar, já estava a reter os ovos e cheia de febre, imediatamente coloqueia numa gaiola de criação, abri o ninho, meti-lhe um macho a sorte apenas para lhe fazer companhia, no dia seguinte tinha dois ovos colocados!!!! e ao fim do dia outro, estava a beira de se ir caso tivesse demorado mais um dia, claro que os ovos estavam vazios, a parte boa é que neste momento esta a criar já com outro macho e tem 4 ovos cheios!!!, é pena pois era uma ave Opalina Lutina soberba, umas das melhores aves que criei, que tinha muitas esperanças de tirar uma medalha com ela no Mundial, era ave de segundo ano, é pena, mas mais importante que o prémio é que esta bem de saude, naõ teve sequelas deste episódio e está a criar, assim ela tire filhos como ela!!!!.

Segue a lista de aves enviadas, classificações e a medalha obtida:

  1. J2 - Verde - P11-012 - 91 pontos (4ª ave mais pontuada do Mundial e unica com 91 pontos, a frente só as 2 do Rudy e uma de outro criador Belga, esta lá perto...) e P11-015 - 90 pontos (ave no lote a seguir dos 5º mais pontuados onde estavam varias aves de varios criadores de topo)
  2. J6 - Aqua - P11-050 - 89 pontos e P11-052 - 91 pontos (novamente a unica ave com 91 pontos, 4º, em cima só os 3 primeiros do Rudy Bleyen, está perto......)
  3. J10 - Todos os DD - P11-003 - 86 pontos (como ja descrito, chegou ao mundial muito má de plumagem, aves muito dificeis de manter em condições)
  4. J12 - Opalinos - P11-056 - 90 pontos (dentro do lote dos bem pontuados) e P11-039 - 92 pontos e MEDALHA PRATA
  5. J16 - Pallid - P11-027 - 89 pontos (classe só com duas aves premiadas do Rudy, a minha foi do lote de 2 mais bem pontuadas a seguir aos dois premios, aqui apostei mal na ave que levei, devido a côr!!!, fica a aprendizagem)
  6. J22 - Inos - P11-038 - 88 pontos (ave Opalino Lutino) e P11-030 - AUSENTE, historia já contada, uma ave que tinha muita esperança.... (Opalino Lutino tambem, nesta classe é pena estas ave concorrerem juntos com os Lutinos, porque os Lutinos são aves mais corpulentas e trabalhadas a mais anos, em classe a parte..... seria bem diferente, mas é assim as regras

 

Penso que tendo em conta que o Mundial foi na Belgica e perto da Holanda aonde estão muitos dos grandes criadores destas aves, tirar estas pontuações algumas delas a frente das aves desses grandes criadôres, fala por si o quanto fiquei contente e honrado pela minha participação enquanto criador, e por poder representar tambem Porutgal de forma digna ao mais alto nivel da Ornitologia Mundial, que para o ano se não poder ser melhor que seja pelo menos igual....