Classificações Mundial Portugal 2010.

21-04-2010 14:51

Boas.

O tempo para escrever e continuar a melhorar o site tem sido qause nada, e com as criações ainda pior.

Mas como tinha escrio na noticia anterior prometi falar da minha participação no "nosso" mundial que foi no geral bastante bom e muito bem organizado como é apanagio do povo Portugês.

Passado as aves propriamente ditas (Roseicollis), vieram alguns criadores de nomeada a nivel Mundial que arrebataram quase todos os prémios, ficando um ou dois para outros Paises e um ou dois para Portugal o que já é bom tendo em vista o panorama fraco que se tem registado nos ultimos anos em relação a esta raça de Agapornis.

Sobre as aves dos criadores Portugueses felizmente já apareceram algumas aves com nivel bastante bom, apesar de ainda apareçerem aves muito fracas, mal inscritas, e muito fracas para o Standard da raça, penso que os criadores tem de se empenhar mais e sêr mais selectivos e severos com a seleção das suas aves a fim de melhorar mais a cada ano que passa para podermos ombrear com o que de melhor se faz lá fora.

No meu caso propriamente dito, tendo em conta que as aves que tinha dentro que se pretende eram bastante novas 7/8 meses de idade ainda a acabar a 1ª muda e claro a competir com aves a maior parte delas já com dois anos, faz muita diferença.

Mas a minha participação era mais, principalmente para comparar "in loco" lado a lado com essas aves premiadas e vêr se o que es estou a fazer com o meu (ainda pequeno) plantel está a seguir o rumop pretendido e idealizado por mim, não fiquei de todo desiludido!!!, pois com aves que foram penalizadas na "condição/plumagem" a pontuação e o que vi pelos meus olhos não estou a ir muito mal.

Assim levei 6 aves sendo 3 Opalinas Verdes, 2 Verdes Ancestrais e 1 Lutino.

1 ave -  Verde Ancestral - 87pontos - ave bastante jovem, muda atrasada e por consequência mascara curta, pouco uniforme, e com côr ainda pouco intensa, nesta classe aonde as aves são as maiores, melhores e com marcações mais acentuadas, já se sabe.

1 ave - Verde Ancestral - 89 pontos - esta classe é como se sabe e já falado na linha anterior a "rainha", as aves ancestrais, um pouco do mesmo das outras aves, nova, muda ainda atrasada, um pouco melhor por sêr a 1ª cria do ano mas já de março/Abril.

1 ave - Opalino Verde - 90 pontos - ave que promete muito para este ano se não tiver nenhum azar na plumagem ou alguma briga durante a muda no voadouro este ano, penso que terá boas pontuações este ano.

1 ave - Opalino Verde - 90 pontos - na mesma situação/condições da anterior.

1 ave - Opalino Verde - 87 pontos - Esta ave é a que teve menos pontuação dos 3 Opalinos mas para mim ira ser a melhor de todas, entrou em muda perto da exposição e foi a mais penalizada com menos 3 pontos que o normal para uma ave em condições normais de plumagem no capitulo do julgamento na "condição da ave/plumagem".

1 ave - Lutino - 87 pontos- Levei esta ave para confirmar algumas pontuações menos boas em outras Exposições, tem a mascara muito boa mas eu também acho que tem qualquer coisa esquisita no porte que não favoreçe a ave.

No geral fiquei satisfeito com as pontuações das aves e coincidiram mais ou menos com o que eu previa, e como já mensionei tendo em conta a idade jovem das aves, prevejo que este ano estarão muito melhor, algumas já estão muito mais compostas do que na altura, veremos nas Exposições deste ano e em principio espero levar algumas delas e outras deste ano ao Mundial em França.