ÉPOCA CRIAÇÃO 2010.

22-06-2010 14:59

Boas a todos que vão acompanhando o meu site, que vou tentando actualizar sempre que possivel, mas que devido a falta de tempo (todo o pouco disponivel é dispensado as aves) principalmente nesta altura de criação.

Faço aqui breve um balanço desta temporada de criação que está a finalizar e que foi para mim uma espécie de ano "0", e porquê?, porque finalmente tenho um plantel de aves, ainda que curto em relação aquilo que pretendo mais em termos de qualidade do que quantidade, mas já com bastantes aves a  entrar dentro dos parametros de qualidade que eu pretendo e que se pretende para esta raça de aves de Exposição.

Com o inicio da época de  criação e com o entrar de alguns casais novos formados por aves exclusivamente criadas por mim, e que vou tentando que tenham traços daquilo que eu gostaria de vêr vincado no futuro, como padrão no Standard do meu plantel reprodutor, e por consequência nas suas crias a posteriori, já com alguns resultados muito positivos este ano, o que dá sempre alento para continuar, apesar das contrariedades da criação em que uma postura não nasce, que alguns pais não criam bem os seus filhos, do casal que não enche os ovos, etc, etc, no final quando se gosta mesmo, as poucas alegrias valem sempre mais que as muitas tristezas com que nos deparamos ao longo de uma época de criação, desgastante tanto para as aves como para nós, pois tratar de algumas centenas de aves todos os dias 2 vezes, passar muito do nosso tempo livre a limpar, tratar, cuidar das aves, gaiolas e utencilios, não é facil, só se supera com muito gosto e dedicação, o meu trofeu está ganho muito antes das exposições, cada ave separada é uma vitoria, quando sai "aquela" ave que nós procuramos, então ai não há trofeu nem preço que pague o orgulho sentido.

Tenho neste momento separadas cerca de 50/60 aves, tenho algumas crias mais velhas com a muda mais avançada aonde já se podem vêr algumas aves das quais me orgulho de têr criado, algumas não seram bem o que queria, apesar de na muda por vezes as aves se "comporem", mas, logo a saida do ninho vamos tendo a percepção que não iram ser aquelas aves que nós queriamos, mas isto é normal na criação de aves, se fosse tudo bommmm !!! era fácil de mais, nas outras de idade logo a seguir também já se vislumbram algumas a sobressair dos irmãos e das ultimas posturas que separei há pouco (podem ver um pequeno video com algumas que fotografei) na secção das Crias tambem aqui neste ultimo lote há algumas que me agradam por certas caracteristicas que possuem e por serem fruto de algumas experiências efectuadas, e tenho mais umas 10 crias que estão para sair dos Pais aonde destaco uma ninhada de 4 com 3 aves muito boas!!!.

Mas por enquanto ainda é cedo para confirmar as reais potencialidades delas, há que lhes continuar a dar agora todas as condições para fazerem uma optima muda sem percalços para chegarem a altura das Exposições em excelentes condições para se mostrarem como nós gostamos de ver.

Até lá irei dar particular atenção a sua selecção para escolher as aves que mais se adequam para a reprodução e as que iram as Exposições e as que infelizmente, por não ter muito espaço e por não estarem dentro do padrão que terá de ser o mais apertado possivel e mais forte a cada ano, para uma correcta e rigorosa selecção a fim de ir sempre melhorando, pois se não for dessa forma dificilmente se consegue evoluir para um plantel de qualidade.

Até lá tentarei ir dando noticias o mais continuo possivel e quando possivel com algumas fotos, pois amalta gosta sempre de ver as aves no "retrato".

Fiquem bem, um grande abraço e votos de excelentes criações e até as Exposições deste ano um pouco por todo o Pais, e não tarda nada estão ai.